Uma estudante de 12 anos foi flagrada com um cigarro de maconha dentro de uma mochila em uma escola estadual em São José do Rio Preto (SP). O caso ocorreu na manhã de quinta-feira (3) e a Polícia Militar foi acionada.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que repudia qualquer uso de entorpecentes e substâncias tóxicas dentro ou fora da escola. A direção disse que, assim que tomou conhecimento do caso, entrou em contato com os responsáveis da estudante, acionou a rede protetiva (Conselho Tutelar e Psicólogo na Escola) e autoridades de segurança, além de registrar um boletim de ocorrência.
Segundo a PM, a aluna do 7º ano do ensino fundamental levou o cigarro dentro da bolsa, que foi descoberto por funcionários após uma denúncia. A menina foi levada para a delegacia, acompanhada da diretora da unidade, após a mãe e o pai não comparecerem.
O delegado que estava no plantão policial, Roberval Macedo, disse à reportagem que o boletim de ocorrência foi registrado como ato infracional de porte de drogas sem autorização para consumo. O cigarro foi apreendido.
A menina foi ouvida e liberada. O caso será encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e para o Conselho Tutelar. O pai da estudante também prestou depoimento e foi liberado.