sábado, outubro 5, 2024
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Anatel proíbe que empresas usem vários números para chamadas indesejadas de telemarketing


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A Anatel adotou uma medida que promete reduzir as insistentes ligações telefônicas de telemarketing.

As ligações perturbam o trabalho da Deisiane. Ela coordena 250 leitos e as escalas de profissionais de várias áreas da Santa Casa de Belo Horizonte. E a toda hora é interrompida.

    “Eu procuro atender porque fico preocupada achando que é alguém precisando. Alguém mesmo querendo entrar em contato comigo. A gente tenta falar: ‘não, agora não posso falar, tô no trabalho’. E muitas vezes existe realmente a insistência mesmo”, conta Deisiane Géssica Pereira, coordenadora cuidados clínicos da Santa Casa.

    E a estratégia de bloquear o número não adianta.

    “Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número”, diz uma mulher.

    Esse incomodo todo agora pode dar um sossego. A Anatel proibiu que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações. Uma tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes.

    O presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, em Minas, Thiago Freitas, afirma que a proibição é um pequeno avanço.

    “Precisamos divulgar essa informação. Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa”, diz Thiago Freitas, presidente da comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG.

    Saiba o que fazer em caso de ligações suspeitas:

    • Atenda e fique em silêncio: se o número for desconhecido, ao atender, fique em silêncio pra evitar que sua voz seja usada por inteligência artificial em golpes.
    • Desligue se não interessar: se o assunto não te interessar, desligue logo. A Anatel conta as ligações de até 6 segundos e empresas que acumulam muitas assim podem ser multadas.
    • Use o “não me perturbe”: use a plataforma “não me perturbe” do governo federal. Nela é possível bloquear ligações de marketing para o seu número.

    Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões. O consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331. A esperança agora é ter menos amolação.

    “Tem inúmeras ligações aqui perdidas. Posso mostrar: 37 ligações só hoje perdidas de operadoras e outras telemarketing. Eu não compraria de quem fica insistindo, logico que não”, afirma Cristian Ryan, estudante.

    A Conexis Brasil Digital – que reúne as maiores operadoras de telecomunicação do Brasil – declarou que os associados estão comprometidos com o combate às ligações fraudulentas e que estão avaliando as iniciativas propostas pela Anatel.

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      “Eu procuro atender porque fico preocupada achando que é alguém precisando. Alguém mesmo querendo entrar em contato comigo. A gente tenta falar: ‘não, agora não posso falar, tô no trabalho’. E muitas vezes existe realmente a insistência mesmo”, conta Deisiane Géssica Pereira, coordenadora cuidados clínicos da Santa Casa.

      E a estratégia de bloquear o número não adianta.

      “Bloquear não adianta. Eles arrumam outro jeito e ligam de outro número”, diz uma mulher.

      Esse incomodo todo agora pode dar um sossego. A Anatel proibiu que uma mesma empresa utilize números diferentes para fazer as ligações. Uma tentativa de driblar o spam telefônico e diminuir os golpes.

      O presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, em Minas, Thiago Freitas, afirma que a proibição é um pequeno avanço.

      “Precisamos divulgar essa informação. Segundo: o consumidor precisa fazer um cadastro. Terceiro: ele precisa anotar todas as vezes que ele estiver sendo incomodado de forma exaustiva. Quarto: fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa”, diz Thiago Freitas, presidente da comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG.

      Saiba o que fazer em caso de ligações suspeitas:

      • Atenda e fique em silêncio: se o número for desconhecido, ao atender, fique em silêncio pra evitar que sua voz seja usada por inteligência artificial em golpes.
      • Desligue se não interessar: se o assunto não te interessar, desligue logo. A Anatel conta as ligações de até 6 segundos e empresas que acumulam muitas assim podem ser multadas.
      • Use o “não me perturbe”: use a plataforma “não me perturbe” do governo federal. Nela é possível bloquear ligações de marketing para o seu número.

      Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões. O consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331. A esperança agora é ter menos amolação.

      “Tem inúmeras ligações aqui perdidas. Posso mostrar: 37 ligações só hoje perdidas de operadoras e outras telemarketing. Eu não compraria de quem fica insistindo, logico que não”, afirma Cristian Ryan, estudante.

      A Conexis Brasil Digital – que reúne as maiores operadoras de telecomunicação do Brasil – declarou que os associados estão comprometidos com o combate às ligações fraudulentas e que estão avaliando as iniciativas propostas pela Anatel.



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