O empresário e piloto adamantinense Rogério Guido, mais conhecido como Lelo, morreu na manhã desta quinta-feira (14) após o avião agrícola que pilotava cair em uma área rural de Fernandópolis (SP).
O local de dificil acesso, inclusive para encontrar o local, nossa redação demorou mais 1 hora para encontrar o local exato, equipes de resgate e de reportagem também tiveram muita dificuldade
A aeronave era usada para pulverização e pertencia a empresa Fama Aviação Agrícola, instalada ao lado do aeroporto da cidade, e da qual Rogério era um dos sócios. Recentemente, no mês de setembro, a empresa investiu na compra de uma aeronave AT-602, também utilizada na aviação agrícola, para pulverização. Não há informações se essa era a aeronave que caiu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião caiu perto de uma usina de açúcar e álcool, em uma área de brejo, cerca de 20 km da área urbana. A causa do acidente é desconhecida e será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Rogério é o segundo piloto de aviação agrícola residente na cidade de Adamantina a morrer no exercício da profissão, em menos de um ano. Em dezembro de 2023, o piloto João Vitor Marega, de 33 anos, morreu após realizar voos agrícolas na região de Cáceres, no Mato Grosso. Na ocasião, o corpo de João foi encontrado três dias depois do acidente, em Lambari D’Oeste (MT), próximo da fazenda onde trabalhava.
A página Aviação Agrícola – Voando Baixo, que conta com mais de 78 mil seguidores e é dedicada a compartilhar experiências e o dia a dia da profissão, fez uma homenagem ao piloto no Facebook. “Nossas mais sinceras condolências pela perda do comandante Rogério Guido. Hoje nos despedimos de um profissional exemplar e uma pessoa que deixou uma marca profunda nas vidas de quem teve o privilégio de conhecê-lo. Em sua trajetória, Rogério nos inspirou com seu compromisso e dedicação, sempre conduzindo com coragem e competência. Que sua partida traga um legado de força e união, e que sua memória seja sempre lembrada com o respeito e admiração que ele mereceu em vida. Que Deus conforte os corações de todos os familiares e amigos…”, publicou.
As autoridades confirmaram a identidade do piloto de uma aeronave que caiu nesta quinta-feira, dia 14, em um brejo na zona rural de Fernandópolis. Rogério Guido, 60 anos, seria a vítima fatal desse acidente que será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O local da queda, de difícil acesso devido à lama, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU. As primeiras observações indicam que o avião teria batido no solo antes de tombar no brejo com as rodas para cima. O corpo ficou preso nas ferragens
A aeronave que pertence a empresa Fama Aviação Agrícola Ltda., empresa com sede em Adamantina, interior de São Paulo, a principio estaria com toda a documentação em dia, mas o caso também será investigado.