A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu a ela a implantação, administração, operação e exploração do Aeroporto de Olímpia, em São Paulo, por meio da Portaria nº 472, de 1º de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de outubro.
A Portaria autoriza a Companhia a representar o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) nos atos de transição operacional relacionados à extinção do convênio de delegação, firmado entre a União e o município de Olímpia, cujo objeto é a delegação da exploração do Aeroporto de Olímpia. O processo de transição da administração do aeroporto, atualmente a cargo do município, para a Infraero deverá ser concluído em até 120 dias após a publicação da portaria.
A Infraero realizará estudos prévios para implantação e dimensionamento dos investimentos necessários, considerando a demanda estimada, o potencial turístico e econômico da região e a situação de outros aeroportos próximos.
Também chamado de Aeroporto Internacional do Norte Paulista, o empreendimento é considerado um marco para o desenvolvimento futuro de toda a região no transporte de passageiros e na infraestrutura logística.
Será construído em uma área de 200 hectares, adquirida pela Prefeitura, localizada 20 quilômetros de Olímpia, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda, facilitando o acesso por diferentes rotas rodoviárias. Para conhecer mais detalhes sobre o projeto, clique aqui.
Com mais de 50 anos de experiência, a estatal Infraero administra 35 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
Informações da Infraero