O piloto e um passageiro de um avião monomotor foram presos suspeitos de transportarem cerca de 400 quilos de cocaína dentro da aeronave, após o pouso no aeroporto de Penápolis, interior de São Paulo. O caso ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira (16). Veja vídeo .
Segundo a Polícia Militar, ao realizar o pouso, o piloto foi abordado pela equipe do helicóptero Águia, que auxiliou na abordagem até a chegada das equipes da Polícia Rodoviária e Polícia Federal.
Durante a abordagem, o piloto foi questionado e confirmou que transportava a droga. A aeronave é proveniente de Aquidauana (MS) e foi apreendida.
Ainda conforme a PM, o piloto não possui antecedentes criminais e o passageiro possui passagens por tráfico de drogas e antecedentes por pensão alimentícia.
A ocorrência foi apresentada na Polícia Federal de Araçatuba (SP).
Registro da aeronave
Wesley Evangelista foi acusado de liderar um grupo criminoso preso em 2018 com quase meia tonelada de cocaína dentro de um avião — Foto: Divulgação/SSP-BA
Conforme apurado pelo g1, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião está dentro da data de validade, em situação normal com os registros e com autorização para voo noturno.
A aeronave estava sendo pilotada pelo proprietário, Wesley Evangelista Lopes, suspeito de chefiar um grupo criminoso. Ele foi preso em 2018 transportando 450 kg de cocaína com destino a Manaus em um avião bimotor.
Considerado um traficante internacional, Wesley Lopes teve o nome incluído na lista da Organização Internacional e Polícia Criminal (Interpol) e foi preso na cidade de Prado, no sul da Bahia, em 31 de agosto de (31), conforme informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgadas na época.